Projeto de reabilitação dos blocos 41 a 47 – apresentação aos moradores dos Jardins do Sobreiro





Na passada terça-feira, dia 6 de junho, realizou-se, no Centro Comunitário de Vermoim / Sobreiro, uma apresentação aos moradores dos blocos 41 a 47, a intervenção de reabilitação urbana a desenvolver nos referidos edifícios, articulada com outras em curso e a promover no Empreendimento Habitacional do Sobreiro, cujo início de obra irá ocorrer, em breve, sendo de relevar a primeira fase da intervenção, correspondente à reabilitação dos blocos 41 a 42. A apresentação foi promovida pela a empresa municipal Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A..

Pelo caráter que se reveste de importância estratégica para a cidade, a apresentação contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago e da Sr.ª Vice-Presidente, Emília Santos, assim como de uma parte significativa da equipa da Espaço Municipal.

A apresentação técnica da intervenção, que não se limitou à reabilitação dos Blocos 41 e 42, abordando uma estratégia mais abrangente que inclui a reabilitação dos espaços públicos deste conjunto, da Rua do Picoto, da Alameda das Tílias, da Praceta das Acácias, da construção de um novo edifício habitacional designado “Sobreiro 58” e da construção do novo Centro Comunitário (“Civibox”), equipamento mais qualificado e abrangente na dinamização sociocultural do centro da cidade, ficou a cargo do Administrador Executivo da Espaço Municipal, Nuno Lopes, após introdução pelo Presidente do Conselho de Administração da Espaço Municipal, Inácio Fialho de Almeida.

Foi ainda apresentado nesta sessão, o projeto Horizonte 2020 “EHHRU” (“Olhos, Corações e Mãos – Revolução Urbana”), que, em termos imateriais, muito enriquecerá a comunidade e a urbanização dos Jardins do Sobreiro.

A valorização dos imóveis será por demais evidente pelas melhorias a introduzir, em particular no que concerne ao conforto térmico e acústico, à acessibilidade (serão instalados elevadores acessíveis com acesso a todos os pisos) e a componente ecológica e de eficiência energética, com a instalação de equipamentos de produção de energia elétrica (painéis fotovoltaicos), assim como pela colocação de bombas de calor nas habitações. Teremos assim uma poupança anunciada na fatura energética dos moradores e nos consumos das áreas comuns dos blocos.

Foi explicado que as diferenças e melhorias ao nível da intervenção dos blocos estão muito relacionadas com as especificidades do novo quadro comunitário de apoio (PRR) e com as exigências do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que enquadra a maior parte das novas operações no empreendimento, indo mais além das operações desenvolvidas no âmbito do programa Norte 2020.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, referiu que “os outros [blocos] já tiveram obras e agora vamos intervir nestes sete blocos, que pensámos inicialmente demolir, mas, depois achámos melhor manter e dar-lhes este caráter mais polivalente”, explicou o autarca da Maia. (…) “Vamos arranjar os espaços públicos, à semelhança do resto e vamos acabar a intervenção para que possam usufruir destes espaços, tendo presente que não é fácil fazer as obras com as pessoas a viver no interior”, acrescentou António Silva Tiago.

Agradecemos a presença e apoio de muitos moradores, da Associação de Moradores do Sobreiro e, em particular, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, que tem sido parceira em diversas ações no Empreendimento do Sobreiro.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos os moradores para levarmos a cabo as obras anunciadas, há muito requisitadas, e que o incansável esforço da equipa da Espaço Municipal pretende agora tornar realidade.


Espaço Municipal

Câmara Municipal da Maia

 

Links:

- Consulte aqui a apresentação do projeto