EHHUR: Eyes Hearts Hands - Urban Revolution
O projeto
O projeto EHHUR (Eyes Hearts Hands Urban Revolution) visa desenvolver e testar uma metodologia disruptiva e integrada, direcionada para a transformação do ambiente construído (materiais, produtos, edifícios, espaços públicos, infraestruturas, redes de serviços), assente em boas práticas já existentes a nível europeu, complementando-as com os princípios orientadores do Novo Bauhaus Europeu (NEB).
O EHHUR faz parte do leque restrito de sete projetos a nível europeu aprovados no âmbito das designadas “Missões da União Europeia”, apoiadas pelo Programa Horizonte Europa e que se pretendem assumir como uma forma de apoio a soluções concretas de resposta aos maiores desafios que atualmente enfrentamos.
A Espaço Municipal integra, juntamente com o Município da Maia, o consórcio de 33 parceiros que irá trabalhar conjuntamente para desenvolver soluções tecnológicas para alcançar a neutralidade carbónica e resiliência às alterações climáticas.
Até ao final do ano 2025, serão testadas diferentes metodologias em sete demonstradores europeus (lighthouses), entre os quais a cidade da Maia, que tem no Bairro do Sobreiro a sua área de intervenção, dadas as suas características físicas e sociodemográficas e a pretensão do Município em assegurar uma maior integração do mesmo com a restante malha urbana da cidade.
No caso particular do município, serão levadas a cabo atividades de reabilitação energética e do espaço público comum num contexto de cocriação, onde a dinamização e envolvimento social dos cidadãos terá um papel central.
Para além da Maia, o projeto incidirá sobre as cidades de Høje Taastrup (Dinamarca), Kozani (Grécia), Zoersel (Bélgica), Izmir (Turquia), Osijek (Croácia) e Nepi (Itália). O projeto é liderado pela entidade italiana multinacional RINA. Integram também o consórcio do projeto a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) e a EDP NEW.
Objetivos
Através de um conjunto diversificado de atividades, o projeto prevê alcançar os seguintes objetivos:
O1. Desenvolver uma metodologia holística assente nas três dimensões da transformação urbana: Eyes, Hearts e Hands;
O2. Envolver representantes públicos, privados e a restante comunidade no processo de tomada de decisão e codesign do ambiente urbano local, criando, dessa forma, uma via de comunicação aberta e permanente;
O3. Validar a metodologia proposta e as soluções / ferramentas tecnológicas, sociais e financeiras criadas, nos sete demonstradores europeus escolhidos, em total respeito pelo património local e pelas características específicas de cada um;
O4. Estabelecer um sistema / quadro de apoio ao financiamento que combine uma abordagem tradicional com modelos empresariais inovadores, por forma a garantir a acessibilidade do investimento;
O5. Apoiar a implementação e generalização dos princípios do Novo Bauhaus Europeu e das Missões da União Europeia, através do desenvolvimento de capacidades e formação a nível local, com vista à replicação da metodologia proposta a nível local, regional e nacional.
Princípios Chave
O projeto encontra-se estruturado sob três princípios chave e respetivas componentes, a saber:
EYES (OLHOS) – Transformação urbana esteticamente apelativa e socialmente aceite;
HEARTS (CORAÇÕES) – Uma transformação urbana socialmente justa;
HANDS (MÃOS) – Uma transformação urbana que visa ações de compromisso concretas para alcançar a sustentabilidade.