Sobrotherhood – Rebuild the lost sense of community
in the neighbourhood of Sobreiro by reconnecting with nature through biophilic design
O projeto
O projeto “Sobrotherhood - Rebuild the lost sense of community in the neighbourhood of Sobreiro by reconnecting with nature through biophilic design” visa modelar e testar, no Bairro do Sobreiro, a ativação de ecossistemas socioeconómicos sustentáveis a nível local, tendo por base o potencial pluralista do design biofílico e os princípios orientadores do New European Bauhaus (NEB).
Através de um conjunto diversificado de ações de cocriação, que promoverão o contacto entre um grupo selecionado de residentes com mais de 55 anos e a comunidade escolar, pretende-se contribuir para o aumento do sentimento de pertença e melhorar o conceito de comunidade no Bairro do Sobreiro, no coração da cidade da Maia.
Objetivos
O1. Aumentar a resiliência da cidade da Maia às alterações climáticas, através da refuncionalização do espaço público;
O2. Aumentar a biodiversidade local através da implementação de medidas baseadas na natureza;
O3. Desenvolver mecanismos dinâmicos para fomentar experiências inclusivas e de partilha na comunidade, através da cocriação de uma infraestrutura pública flexível;
O4. Despertar a curiosidade, ambição e criatividade da comunidade, promovendo simultaneamente a integração e criação de novos empregos mais sustentáveis no Bairro.
Área de Intervenção:
O espaço público atualmente desprovido de função no interior do Bairro será utilizado como ferramenta para o envolvimento social e desenvolvimento sustentável.
Ao aplicar os princípios do NEB via design biofílico, é expectável que o conjunto de atividades de cocriação previstas seja capaz de inspirar a criação de novos empregos mais sustentáveis e a organização de novas iniciativas de natureza ambiental no seio do Bairro.
Plano de Trabalhos:
O Plano de Trabalhos do projeto Sobrotherhood encontra-se dividido em quatro Pacotes de Trabalho, diretamente relacionados com as suas diferentes dimensões:
__ Gestão Operacional (Activity management): coordenação e organização da operação, reporte dos principais resultados alcançados e relação com as restantes entidades envolvidas nas atividades.
Parceiro responsável: Living Future Europe
Calendarização: 1 de fevereiro a 31 de dezembro de 2024
__ Comunicação e disseminação (Communication & dissemination): comunicação de disseminação dos resultados do projeto, criação de um Plano de Comunicação e Disseminação, utilização de um conjunto diversificado de ferramentas com vista a assegurar uma comunicação eficiente junto da comunidade e stakeholders locais.
Parceiro Responsável: Município da Maia
Calendarização: 1 de março a 31 de dezembro de 2024
__ Envolvimento da comunidade (Community Engagement): organização de um Concurso de Ideias para estudantes que residem atualmente no Bairro do Sobreiro e restante comunidade escolar na sua envolvente (em particular uma versão dirigida para alunos entre os 6 e 10 anos e uma segunda direcionada para o ensino secundário), um Programa de Mentoria para residentes com mais de 55 anos e um Programa de Capacitação tendo por base princípios do design biofílico, visando promover uma maior colaboração intergeracional e ligação com a natureza.
Parceiro Responsável: Espaço Municipal
Calendarização: 1 de março a 31 de outubro de 2024
__ Reativação urbana (Urban Re-activation): implementação das ações identificadas durante as atividades do plano de trabalho anterior (em particular o Concurso de Ideias e o Programa de Mentoria), por forma a promover a reativação dos espaços públicos desprovidos de função no interior do Bairro do Sobreiro, através da criação de espaços verdes, padrões, caminhos, etc.
Parceiro Responsável: Living Future Europe
Calendarização: 1 de agosto a 30 de novembro de 2024
Orçamento:
O orçamento global do projeto é de 59.953,00 €, repartido pelas entidades parceiros da seguinte forma: